quarta-feira, outubro 09, 2013

A teologia da prosperidade e os prejuízos a visão missionária

Por Renato Vargens

Cristo me Salvou em em 10 de agosto 1986. Lembro que no mesmo instante em que sua graça me envolveu libertando-me das garras do diabo, senti-me chamado para o ministério pastoral.

Como eu dezenas de pessoas em minha cidade  também foram desafiadas pelo Senhor para servi-lo como líderes, pastores ou missionários. Lembro que naqueles dias era comum encontrar nos cultos, jovens e adolescentes prostrados, derramando sua alma diante de Cristo, consagrando suas vidas ao Autor e Consumador da fé.

Pois é, há alguns atrás, para glória de Deus, era comum encontrar nas Igrejas Evangélicas das mais variadas denominações jovens dizendo ter sido chamados pelo Senhor para servir a Cristo no campo missionário. Verdadeiramente posso testemunhar que conheci dezenas de rapazes e moças dispostos a saírem do Brasil  com o propósito de anunciar o evangelho a povos de outras culturas e nações.

Hoje,  27 anos depois, a realidade é bem diferente. Isto porque, boa parte do povo de Deus optou por desfrutando das alegrias deste tempo deixando para segundo plano o serviço missionário.

Ultimamente tenho visto inúmeros pessoas dizendo:

- Tenho que curtir a vida! Trabalho muito, jamais poderei ser pastor. Eu também sou filho de Deus, preciso descansar um pouco mais, mesmo porque a vida é dura, árdua e difícil. Missões? Não é meu chamado, nem tampouco minha vocação! Meu tempo é curto, infelizmente não vou poder ajudá-lo!

Para piorar a situação boa parte destes irmãos fazem vista grossa ao desafio missionário. Lamentavente esse povo não está preocupado com o secularismo europeu, ou com o avanço do islamismo, ou com até mesmo com a perseguição na China, Coreia do Norte, Irã, Arábia Saudita e outros mais.  

Há!!! Isso não interessa não é verdade?  Até porque, o que interessa mesmo é desfrutar das bênçãos do Reino. Nesta perspectiva, o povo busca a Deus no intuito de ser abençoado para experimentar da prosperidade do Reino e nada mais!

Caro leitor, sabe o que me choca? É a indiferença dos cristãos. Infelizmente, o povo não tá nem aí para aqueles que se perdem. Basta olharmos para as ofertas levantadas em nossas igrejas que chegaremos a esta triste conclusão. Enquanto gastamos fortunas investindo na construção de templos nababescos, negligenciamos descaradamente o trabalho missionário. 

Pois é, confesso também que fico impressionado com aqueles que só pensam em si mesmos, isto porque, são incapazes de se envolver diretamente com a causa missionária preocupando-se somente com o lugar que passarão as férias de janeiro.

Isto posto, pergunto:

De que maneira você tem encarado o trabalho de missionário? Qual foi a última vez (isto é, se você um dia o fez) dedicou suas orações intercedendo por missões? E o seu envolvimento financeiro com esta sublime causa?  Quando foi a última vez que você enviou uma oferta para uma família de missionários que por amor a Cristo abandonou o conforto, a segurança e a liberdade do Brasil? Diante do desafio missionário o que você tem feito?  Será que tem fugido ou simplesmente dependurou-se na janela da vida olhando a banda passar?

Pois é cara pálida, lamentavelmente o descaso da igreja brasileira pelo trabalho missonário me dá a impressão de que essa maldita teologia da prosperidade minou a simplicidade do evangelho na vida de muitos irmãos e Igrejas.

Com dor no coração!

Renato Vargens

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only